A Dra. Natasha Maiara Aleixo inicia a apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A aluna egressa que é formada em Biomedicina pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP desde 2014, se pós-graduou em Biomedicina Estética no Nepuga/FAPUGA de São Paulo-SP.
Em 2018, a Dra. Natasha iniciou sua pós em Biomedicina Estética, e durante o seu tempo no Nepuga/FAPUGA se apaixonou pela área de injetáveis. Assim, descobriu que através dessas técnicas poderia impactar a vida de muitos pacientes.
Dessa maneira, após a orientação de seus professores e muita dedicação a pesquisa, surge o tema “TOXINA BOTULÍNICA NA ESTÉTICA E SEUS DIFERENTES BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS”, como trabalho de conclusão de curso para finalização de sua pós graduação. Agregando todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso ela disserta com maestria:
“A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum em sete tipos diferentes. Dos quais a A é considerada a mais eficiente em relação a menor dose utilizada por aplicação e maior efeito desejado por maior tempo de ação no relaxamento muscular, e melhora consecutiva na aparência facial…”
Dando ênfase aos benefícios da aplicação do tipo A na Biomedicina Estética, Dra. Natasha destaca que “A Toxina Botulínica A, exerce um papel extremamente eficaz na vida dos pacientes, tanto em procedimentos terapêuticos quanto estéticos. Se tornando uma opção muito viável para melhora da autoestima e qualidade de vida das pessoas que buscam uma alternativa menos invasiva. Pois tem poucas contraindicações e efeitos colaterais, um ótimo custo benefício, sendo de fácil acesso e sem burocracias”.
Portanto, além de sua facilidade e eficiência na aplicação, a aluna ressalta seus principais usos, “A substância se tornou uma grande aliada para tratamentos terapêuticos como a hiperidrose, o bruxismo, a espasticidade, entre outros e na estética ela se mostra como a principal alternativa para o tratamento de rugas faciais, colo, nasal, sorriso gengival, assimetrias faciais, elevação das sobrancelhas, entre outros”.
Apesar do procedimento de Botox na Biomedicina Estética ser muito eficiente a Dra. ressalta a importância do cuidado na aplicação “Para o sucesso de seu uso, deve-se buscar sempre profissionais devidamente habilitados e qualificados para tais procedimentos, sua aplicação se torna muito segura e eficaz quando seguidos os protocolos de segurança e correta aplicação, obtendo resultados positivos e com total satisfação dos pacientes”.
No entanto, em alguns casos a aplicação não é recomendada. “O uso da toxina botulínica é contraindicado para pacientes que sofrem de doenças neuromusculares, como: distúrbios de transmissão neuromuscular, doença autoimune adquirida, entre outros. Estas doenças diminuem a liberação de acetilcolina no sitio pré sináptico da placa neural. Mulheres grávidas, ou no período de lactação, pacientes que usam aminoglicosídeos, ou que possuem reações alérgicas à TB também não podem utilizar a droga”, completa a especialista.
Após sua formatura em 2019, Dra. Natasha seguiu trabalhando na área e ocupando a posição de Analista de Laboratório na Unimed de Salto/SP, onde reside atualmente. Ela comenta sobre como a pós de Biomedicina Estética agregou valor aos seus conhecimentos no dia a dia: ”Sei que a pesquisa sobre toxina botulínica melhorou a forma como enxergo o uso da substância no âmbito terapêutico”.
Confira o Trabalho de Conclusão de Curso da Dra. Natasha Maiara Aleixo na íntegra!
: Aleixo, N. M. Toxina Botulínica na estética e seus diferentes benefícios terapêuticos. Nepuga/Fapuga. São Paulo, SP. 2019.
Leia também o case da Dra. Nathalia Lemes Claro, falando sobre “A UTILIZAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO E DA HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO COMO PREENCHEDORES NA BIOMEDICINA ESTÉTICA”.