Especialização Estética: Tratamento de acne e cicatrizes com PRP



Biomedicina Estética - PRP

Sarah

27 de outubro de 2021


Em busca da obtenção do título de especialista em estética, as alunas egressas Ana Clara Silva Moreira, Bárbara Anne Júlio Papa, Flávia Andrade de Menezes e Lucélia Santos Buzato, submeteram sua monografia à banca examinadora do Nepuga/FAPUGA.

O grupo formado por três biomédicas e uma farmacêutica, teve como desafio encontrar um tema que integrasse de maneira dinâmica os conceitos abordados na pós-graduação em Biomedicina Estética, e também em Farmácia Estética.

Concluindo o programa de pós-graduação em 2019, na unidade de Belo Horizonte-MG, o tema escolhido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do grupo foi: “Tratamento de acne e suas cicatrizes com o uso de plasma rico em plaquetas (PRP)”.

Obtendo nota máxima retificada pela Comissão Examinadora, o TCC entra para a biblioteca do Nepuga/FAPUGA com o selo de Destaque Acadêmico. Investigando o uso do PRP no tratamento de acne, a conclusão final do estudo aponta resultados eficazes.

72251429 246224853024924 8482184579785933219 n

“O presente trabalho teve como objetivo verificar o uso do plasma rico em plaquetas como tratamento de acne e suas cicatrizes. Para isso, é necessário entender sobre os meios que envolve a acne e suas cicatrizes, compreender a etiopatogenia da acne e os cinco graus da acne, conhecer o princípio do PRP, dos fatores de crescimento, método de preparação e o método de aplicação desta técnica”.

De acordo com a definição apresentada no trabalho, a acne é o nome utilizado para caracterizar espinhas e cravos que se apresentam devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. 

“Apesar de atingir de maneira mais grave o sexo masculino, a acne acomete ambos os sexos, possuindo maior persistência no sexo feminino. Além do desconforto causado pelas lesões, a acne atinge também esferas psicológicas devido à preocupação estética, principalmente no período da adolescência”.

Em geral, a acne é vista como um fator comum na adolescência, mas em alguns casos, a acne pode gerar consequências na vida adulta. “Um adolescente com acne pode se tornar uma pessoa insegura, acanhada, depressiva, infeliz e com baixa autoestima, desencadeando sérias repercussões pelo resto da vida”, ressalta. 

Dentre os procedimentos estéticos utilizados, é preciso verificar o mais indicado a cada caso, “Existe um amplo leque de procedimentos para tratar a acne, dentre eles a dermoabrasão química, laser, lipoenxertia e tratamentos com preenchimento cutâneo. Entretanto, a maioria deles, oferece resultados não muito satisfatórios, por possuírem limitações e podem vir a causar consequências negativas”.

69879293 586337098872297 1351163130927655270 n
Dra. Bárbara Anne

Assim, o PRP entra como uma alternativa eficaz de tratamento para a acne e suas cicatrizes, “PRP é o nome dado para o plasma rico em plaquetas. O PRP é a fração do sangue com elevada taxa de plaquetas (acima da concentração basal de 150.000- 350.000pl/uL). Os fatores de crescimento estão presentes nas plaquetas, e possuem uma grande importância no processo de cicatrização, incluindo proliferação, migração e diferenciação celular, síntese de colágeno, formação de tecido de granulação e angiogênese”.

Segundo o grupo de especialistas, o modo de ação da aplicação do PRP nas cicatrizes é baseado em ocasionar leves inflamações, o que estimula a cascata da cicatrização, auxiliando também na reparação do tecido. “Devido a esse sistema, o colágeno recém-formado progride e se aprimora, ganhando elasticidade. Esta elasticidade é a responsável por dar aspecto ameno às cicatrizes”. 

Através da análise de diversos estudos, as pós-graduandas chegaram a uma conclusão: “Verificou-se que o uso do PRP pode amenizar as marcas e cicatrizes, ocasionando melhora no aspecto em todos os tons de pele. O Plasma rico em plaquetas possui muitas vantagens, dentre elas está que é um produto autólogo, o que faz com que não seja necessário um doador e diminui consideravelmente a chance de infecção e de recusa do tratamento”.

Confira o Trabalho de Conclusão na íntegra!

uwa4kw2xBBbqsj3WBBdkDeIYun2uCAJQF4or8BC0NTBHLHpJaxjy9eZPV7uQfAUHP7mKT uLjBR VbsStoweCIPCXUvbsij22l5HVitX04D9 PlAZTdJNOyQLUcHmOZYPjyJB5y1: Moreira, A. C. S; Papa, B. A.J; Menezes, F. A; Buzato, L. S. Tratamento de acne e suas cicatrizes com o uso de plasma rico em plaquetas (PRP). Nepuga/Fapuga. Belo Horizonte – MG.



Sarah

nepuga nepuga