Profissionais de diversas áreas estiveram presentes em ribeirão preto para a prática de procedimentos. formandos em estética realizam vivência clínica na cidade para dominar habilidades e adquirir segurança no atendimento aos futuros pacientes.
A experiência tão aguardada pelos formandos em estética são as vivências clínicas. Em Ribeirão Preto, os pós-graduandos tiveram a oportunidade de imergirem em pouco mais de uma semana de muito conteúdo e práticas que valorizam e aprimoram as habilidades dos novos profissionais da estética.
Esses profissionais de diversas formações, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, puderam alinhar ainda mais as suas aptidões nos 11 dias com trocas de experiências e informações sobre o mercado de trabalho.
Estiveram presentes formandos de variadas regiões do país, todos engajados e animados com a expectativa de cada vez mais estarem preparados para iniciar uma nova carreira em suas vidas.
São nessas vivências que os novos estetas podem tirar dúvidas, se aprofunsdar e entender com mais propriedade sobre o universo que irão encontrar.
Muitos dos discentes já estavam finalizando sua especialização e ao fim das vivências, já estariam formados como estetas, enquanto outros estavam iniciando sua jornada dentro da área com muita dedicação e comprometimento.
Foram diversos procedimentos explorados para o desenvolvimento dos novos especialistas em mais de uma semana de vivências. Os formandos tiveram contato e aprofundamento em procedimentos como preenchimento, toxina, limpezas de pele, microagulhamento, Mesoterapia, entre outros.
Um dos formandos que se despedia da especialização era a Biomédica Dra. Bianca. Ela que iniciou a pós-graduação no início da pandemia de Covid-19, e por alguns imprevistos, realizava sua finalização das vivências em Ribeirão Preto e terminaria esta experiência como biomédica esteta.
Bianca relata que a vivência foi de extrema importância para seu domínio de técnicas que ela não tinha afinidade, como a mesoterapia, por exemplo. “Não tinha domínio com injetáveis, e é um procedimento sério. A aula de mesoterapia pra mim, foi uma das melhores que tivemos. Mesoterapia eu já amo. Agora estou muito mais confiante para iniciar as aplicações”.
Quem também encerrava a especialização era outra biomédica, a Dra. Márcia Rossato. Márcia estava longe de casa. Ela chegou em Ribeirão vinda de Luiz Eduardo Magalhães, no estado da Bahia. Mesmo com polos em sua região, Márcia aproveitou que estava finalizando sua formação, e quis concluir a pós-graduação ainda este ano e aproveitou as vivências em Ribeirão Preto. Márcia conta também que no caminho, parou para reencontrar parentes e amigos, fazendo com que essa experiência fosse ainda mais gratificante.
Márcia foi para Ribeirão Preto e deixou em casa o marido e dois filhos, mas, mesmo distante, ela comenta que o grupo a fez se sentir bem acolhida. “Tive um apoio muito grande com as amizades que eu fiz aqui, a ponto que elas me deram toda uma assessoria em tudo que precisei. Fizeram de tudo para deixar de forma bem especial. Aqui é uma segunda família”.
Márcia também destaca a importância de realizar as vivências clínicas. “Todo aprendizado que a gente conquista aqui é muito importante. A gente vem com uma bagagem, mas sai daqui com essa bagagem ainda mais cheia. Vim com uma mochila e um sonho e vou embora com ela cheia, repleta de desejos e sonhos”.
A importância das vivências clínicas e os procedimentos realizados
Para lidar com competência e oferecer um serviço de qualidade para os pacientes, é necessário a prática e a constância. As vivências clínicas trazem justamente a sensação de um dia a dia normal de um profissional da estética. Além dos conteúdos em teoria, a experiência de realizar os procedimentos em pacientes modelos é a cereja do bolo na pós-graduação.
São inúmeras as atividades que envolvam a realização da prática dos procedimentos. Nos últimos dias, os formandos tiveram a oportunidade de “por a mão na massa” e ter a sensação de atendimentos reais.
Os presentes tiveram a oportunidade de participar de atividades como a marcação de pontos de aplicação com a Nepuguetty, prática usada para um aprendizado mais completo de fundamentos que serão aplicados em pacientes.
Tiveram também aulas voltadas para a Semiologia, Eletroterapia e Farmacologia. Procedimentos com injetáveis, talvez uma das práticas mais aguardadas, aconteceu em pacientes modelos, para que o formando tenha mais segurança na aplicação em futuros atendimentos.
Dentro dos Procedimentos injetáveis, os pós-graduando puderam ter contato com o Microagulhamento, Hidrolipoclasia, Carboxiterapia e Peim.
Harmonização Facial e Preenchedores contou também com a participação de pacientes modelos. Essa metodologia é essencial para o desenvolvimento dos especialistas.
Dias intensos de aprendizados, práticas e atividades que valorizam a especialização e proporciona que o formando tenha além do desenvolvimento prático, uma visão sobre seu futuro e os negócios com as interações em sala.