Guia ganhar dinheiro com o atendimento em domicílio na estética



Irving Malaguti

5 de maio de 2023


Recentemente, explicamos o que é o home care e vimos que essa prática pode ser muito rentável para o profissional da saúde. A ideia deste conteúdo é ser complementar e, para isso, vamos indicar os principais insights para fazer o atendimento em domicílio na estética de modo que exista retorno financeiro para o seu trabalho.

Afinal, mesmo que exista muita demanda, o mercado é competitivo; ao passo que apenas oferecer o serviço não basta, sendo necessário apresentar as soluções para os pacientes. O que você precisa fazer para ter um trabalho autêntico e personalizado para o seu público? É isso que vamos responder nos próximos tópicos!

Os melhores insights para ganhar dinheiro no atendimento em domicílio na estética

Antes de começar, considere que para cada um dos temas, vale a pena se atentar para o olhar estratégico do seu trabalho. Assim, cada um dos detalhes importa na composição final, o que vai tornar a sua prestação de serviços diferenciada para vencer a concorrência!

O conhecimento do público

O público que busca o atendimento em domicílio na estética é bem grande. Logo, o ideal é que se faça pesquisas e que, aos poucos, se vai conhecendo a sua cartela de clientes. Será possível notar que há semelhanças, do mesmo modo que há diferenças. E o que muda com isso?

Muda o fato de que dá para pensar na criação de campanhas e formas de relacionamentos mais voltadas para essas pessoas. Se a maioria das suas pacientes são idosos, as suas futuras ações não serão as mesmas de uma profissional que tem como clientela os mais jovens.

E nessa história ainda vem a questão dos tratamentos estéticos para cada público. Porque o simples fato de optarem pelo home care não quer dizer que você conhece tudo dessas pessoas. Use a sua experiência para entender mais de quem solicita o seu serviço.

Os serviços personalizados

Em todo mercado de trabalho e mercado consumidor, há uma regra que se aplica na estética também, sendo: oferecer serviços personalizados. O novo público exige esse tipo de “exclusividade” e, portanto, quanto mais serviços você tiver para isso, melhor.

Ao tratar todos os clientes da mesma forma, eles não sentirão confiança no seu trabalho. Na área da beleza e bem-estar, isso acontece mais ainda. Portanto, reserve uma parte do seu tempo para entender as necessidades dos pacientes e oferecer os serviços diferenciados durante o atendimento em domicílio na estética.

Uma consulta inicial dinâmica, chamada de anamnese, pode ser um desses pontos atrativos. Esse cuidado extra diminui a chance de insatisfação dos clientes, aumentando as chances de sucesso no atendimento domiciliar.

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A diversificação dos serviços

Outro insight muito interessante é a diversificação dos serviços oferecidos, o que é bem diferente da personalização, que vimos acima. Aqui, atente-se ao fato de que um mesmo paciente pode ter o interesse em dois ou mais tipos de procedimentos.

É claro que se especializar no uso de uma máquina, equipamento, técnica ou método é interessante porque aquilo te torna um profissional realmente expert. Só que, ao mesmo tempo, para quem está começando, quando mais serviços, mais chances de novos clientes.

Por isso, a dica é sempre pesquisar o que há de novidade e tendência no mercado para o atendimento em domicílio na estética. A internet pode permitir isso de um jeito bem simples e rápido, mas vale dizer que é preciso escolher muito bem as fontes de informações que serão usadas nessa hora.

Os produtos de qualidade

Nem sempre os seus pacientes vão entender sobre os produtos que você está usando. Por exemplo, a melhor marca, a durabilidade e outras características. No entanto, eles vão perceber se não tiverem um resultado satisfatório e a qualidade do produto influencia nisso.

Dessa forma, ao estar habilidade para comprar produtos de estética, pesquise sobre as opções que mais vão gerar resultados positivos para você. Nem sempre é sobre o preço, mas sim sobre o custo-benefício. Aliás, saiba que existem produtos baratos e perigosos, também.

Enquanto profissional da saúde, o seu papel é o de fazer o uso apenas de substâncias aprovadas e de itens autorizados a serem comercializados. Já quanto se tem várias marcas e modelos, a dica é pesquisar aquelas que mais se adequam ao seu tipo de serviço.

Os equipamentos certos

Do mesmo modo que o uso dos produtos de qualidade se faz necessário para um procedimento estético ser seguro e eficaz, ter os equipamentos certos também auxiliam na geração dos melhores resultados. Por isso, atente-se a esse insight.

A questão é um pouco mais complexa porque estamos em um texto falando sobre o atendimento em domicílio na estética. Ao passo que não são todos os equipamentos que poderão ser deslocados até a casa dos pacientes.

Já aqueles que podem ser levados precisam de cuidado com o transporte e, posteriormente, o uso dele no local. E o tópico está descrito como “equipamentos certos” porque jamais se deve fazer uso errado ou adaptado dos aparelhos e equipamentos, mesmo em home care.

O horário de atendimento

Uma visão estratégia pode te levar a pensar no horário de atendimento. Muitas sessões de estética acontecem em dias e horários que fogem do conceito do “horário comercial”. O problema é que são poucos profissionais que atendem essa demanda.

Se você tem disponibilidade para isso, então, tem chances de ganhar uma fatia do mercado consumidor. Assim, considere as pessoas que querem fazer tratamentos estéticos em casa, mas não podem aceitar os horários mais comuns. A saída é pensar em alternativas.

E se você vai fazer isso, lembre-se de pensar também no seu tempo. Ou seja, trabalhar em horários e dias que são menos comuns significa ter um preço diferenciado para tais situações. Tudo vai depender do seu objetivo, mas nunca deixe de valorizar o seu tempo de trabalho.

A profissionalização do pagamento

A gente vive em uma época moderna, a qual existem vários meios de pagamento de serviços; o que não deve ser um problema entre você e os seus clientes no atendimento em domicílio na estética. Enquanto profissional da saúde, leve em conta as regras do seu Conselho quanto a isso.

De todo modo, dá para mencionar que existem aplicativos, softwares e outras ferramentas que permitem a organização das cobranças através de possibilidades que mais se encaixam com o seu formato de negócio. O PIX é um bom exemplo.

No entanto, é muito interessante que se pense na questão fiscal. Logo, ainda que o pagamento possa ser feito na hora, vale a pena pensar em maneiras de enviar comprovantes para garantir os direitos do consumidor assim como para que você possa fazer a sua declaração de renda.

A fidelização dos pacientes

Mais voltado para as vendas, essa dica é sobre aprender a fidelizar pacientes na estética. Existem diversas formas de fazer isso, o que indica que vale a pena ir testando as possibilidades, desde os programas de fidelização até os descontos em pacotes de sessões.

É claro que a fidelização vai muito além dos preços dos seus serviços, podendo ser uma narrativa focada no atendimento ao cliente. A forma com que você lida e se posiciona diante dos seus pacientes vai dizer muito sobre o sucesso do seu negócio.

Do mesmo jeito que quando as sessões surtirem efeitos positivos, os clientes voltam a te procurar pelo entusiasmo do resultado. Logo, pense sempre em maneiras de fidelizar essas pessoas sem que tenha que, necessariamente, abdicar do seu lucro.

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A divulgação do trabalho

Você pode ser o melhor profissional da saúde do mundo, mas não vai ganhar dinheiro se as pessoas não souberem que você existe. Concorda? Ainda mais com o tema do atendimento em domicílio na estética, que é considerado recente aqui no Brasil.

Então, definitivamente, é preciso que se faça um bom investimento em marketing digital, campanhas e outras maneiras de apresentar o seu trabalho ao público. A internet permite que essas ações sejam mais direcionadas, otimizando o ROI (retorno sobre investimento).

Além disso, o Instagram é uma das melhores ferramentas digitais para publicar os seus serviços. Estude a rede social e aprenda a usá-la de maneira produtiva, aumentando o seu engajamento e a sua credibilidade no mercado.

O uso dos uniformes de trabalho

Sim, pode parecer um detalhe pouco importante. No entanto, o uso da roupa adequada, que inclusive tem recomendação de órgãos de saúde, se faz necessário para gerar confiança no seu atendimento, especialmente, quando você vai até a casa do paciente.

Um dos motivos é que é considerado anti-higiênico. Depois, o fato de que causa muita má impressão para quem contrata os seus serviços. Logo, o atendimento em domicílio na estética precisa considerar esse requisito da parametrização ou do uniforme durante as atividades.

Além disso, existem aqueles tipos de roupas que são vistas como inadequadas para o trabalho, ou melhor, proibidas. Aqui podemos mencionar: as extravagantes, as que são transparentes e as que poderiam sugerir qualquer tipo de falta de formalidade.

O controle financeiro

Por fim, tão importante quanto os outros tópicos, a questão do controle financeiro. Isso porque para se deslocar até a casa dos pacientes, os profissionais da saúde terão gastos com o transporte, entre outros. E não é só isso. É preciso conciliar investimentos e procedimentos.

Logo, da mesma forma que em uma clínica de estética é preciso ter controle das contas; no serviço home care não é diferente. Até mesmo porque como todo trabalho, nesse também é preciso ter lucro, que nada mais é do que tirar os gastos do faturamento.

O controle dos atendimentos fora da clínica pode ser feito de vários modos. O importante é que permita que o profissional da saúde consiga se organizar e saber o quanto está ganhando em cada sessão, em cada dia, no mês e assim por diante.

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Seja um profissional que presta serviço personalizado em domicílio!

A área da estética tem se mostrado interessante para a saúde de um modo geral. Hoje, não se trata apenas de buscar um corpo ou um rosto mais bonito. É sobre se prevenir de doenças e dos sinais naturais do envelhecimento, por exemplo. O mercado tem ótimas expectativas.

Só que um dos entraves do atendimento em domicílio na estética tem a ver com a legislação, que diz que não é nenhum profissional da saúde que pode atuar com tais procedimentos estéticos no home care. Para isso, eles precisam ter habilitação do Conselho da Categoria, o que só é possível com a capacitação.

Dessa forma, a pós-graduação em estética, com aulas práticas, é a melhor saída. Ela tem duração de menos de 1 ano e, em pouco tempo, permite que esses profissionais se tornem os Responsáveis Técnicos por clínicas ou atuem de forma autônoma, como prestando os serviços.

Os cursos são lato sensu e trazem os principais temas para quem quer aumentar o leque de procedimentos que podem ser feitos em seus pacientes, indo desde a harmonização corporal até o direito estético, ambos assuntos importantíssimos para o sucesso na carreira estética!



Irving Malaguti

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