A HOF é destaque no CIOSP 2023, e é claro que o Nepuga não podia ficar de fora dessa. Tanto a Dra. Ana Carolina Puga quanto Dr. Diogo Branco – que é coordenador da Pós-Graduação em HOF – estiveram presentes no evento.
Em sua 40ª edição, o CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo) ocorreu entre os dias 25 e 28 de janeiro e foi uma excelente oportunidade para acompanhar as tendências e fazer networking.
Todos os 4 dias do evento contaram com programação científica, palestras e expositores de Harmonização Orofacial (HOF). Foram 20 palestras no total dedicadas ao tema, todas com vagas esgotadas. Claramente um destaque no CIOSP 2023! O que só evidencia o sucesso da área.
Dra. Ana encontrou vários ex-alunos no congresso. Alguns visitantes, outros expositores, mas todos dispostos e presentes para participar das trocas engrandecedoras proporcionadas por uma oportunidade de encontrar tantos colegas da área da saúde e se atualizar.
Além dos alunos e ex-alunos Nepuga, a Dra. Ana também se encontrou com parceiros comerciais estabelecidos, além de novas parcerias.
Dra. Ana estava acompanhada por Kirlliam Puga Tomazelli, diretora do Estética Bio, que é empresa parceira do Nepuga há 7 anos. Juntas, puderam conhecer de perto as novidades de outros parceiros comerciais, em workshops dinâmicos de novidades em produtos.
Siga os canais Dra. Ana Carolina Puga e Nepuga Pós-Graduação no YouTube para conferir mais detalhes destes workshops.
Destaque no CIOSP 2023, mas além do congresso
Dr. Diogo Branco ressalta a ideia de que não podemos achar que já conhecemos tudo, e considera importante ter a humildade de continuar aprendendo. Dessa forma, afirma que seu dever enquanto coordenador da pós-graduação em HOF é estar atualizado para transmitir o melhor aos especialistas que ajuda a formar.
Dr. Diogo já participa do congresso há 10 anos, e percebe que a área de HOF está cada vez maior em tamanho e importância no congresso. Ele também esteve presente nesta edição, e comenta:
“Eu, que já venho aqui há 10 anos nesse congresso, percebo que a cada ano a harmonização orofacial cresce mais, tem mais espaço, mais stands, mais palestras, mais dentistas fazendo harmonização. E é importantíssimo que esses dentistas, além de lapidar os conhecimentos aqui, também invistam em bons cursos e especializações.”
Dra Ana concorda com a afirmação e destaca que o que compõe um profissional completo é uma junção de vivências acadêmicas, de networking e em clínica. Ela salienta:
“Não é só em feiras que a gente adquire conhecimento, não é só na pós também, mas é uma união e uma vivência – como a gente oferece, a vivências clínicas práticas, para unir uma coisa a outra e se sair um bom profissional.”
E isso é mencionado com frequência pelos pós-graduandos, como a troca possibilitada durante as vivências clínicas é de extrema importância no processo de formação.
Formação também é networking
As vivências clínicas possibilitam trocas de experiências entre profissionais que passam por situações parecidas, embora enfrentem uma multiplicidade de circunstâncias e a particularidade do caso de cada paciente, o que soma, e muito, no processo de formação.
Por isso, é importante destacar o fator networking também nas salas de aula, ou clínicas escolas, não apenas em feiras ou congressos.
E essa é uma menção relevante, porque pode se pensar no ambiente acadêmico como espaço para aprendizado de forma vertical, mas não é o que acontece na especialização, onde profissionais com experiências e visões diversas se encontram, e realizam essas trocas tão importantes, tanto entre docentes e pós-graduandos quanto entre os especialistas em formação.