Dúvidas da pós Nepuga – Declaração Imposto de Renda 2022

Sabia que o gasto com a pós-graduação pode ser declarado no Imposto de Renda? Saiba tudo sobre essa, que é uma das dúvidas da pós Nepuga.



declaração

Sarah

2 de fevereiro de 2022


Você sabia que o seu gasto com a pós-graduação pode ser declarado no imposto de renda? Essa é uma das dúvidas da pós Nepuga. Confira os detalhes!

Muitos alunos têm dúvidas de como fica a questão da pós-graduação com relação a declaração de impostos. Mas com o prazo chegando, decidimos responder a sua dúvida se as mensalidades da sua especialização podem ou não ser abatidas.

Em muitos casos, as despesas com ensino superior, como pós, especialização e cursos profissionalizantes, podem e devem ser declaradas. Para isso, é necessário comprovar seus gastos por meio de um documento emitido pela IES.

O prazo para Declaração de Renda de Pessoa Física (DIRPF) foi divulgado pela Receita Federal, e será entre os dias  02 de março e 30 de abril. Assim, os alunos Nepuga/FAPUGA começaram a entrar em contato solicitando informações sobre a Declaração do Imposto de Renda (IR) 2022.

Pensando nas dúvidas da pós Nepuga dos nossos alunos, preparamos esse artigo com o passo a passo para que você possa fazer a solicitação rapidamente dentro do seu próprio portal e não perder nenhum prazo, confira!

Mais dúvidas da pós Nepuga – Os gastos com educação

Se você se encaixa nas categorias que precisam declarar o Imposto de Renda e quer deduzir seus gastos com educação, saiba o que pode ser dedutível e tudo que deve estar incluído na sua declaração. 

As despesas com cursos de educação superior podem ser deduzidas do IR dentro do valor limite de R$3.561,50 por pessoa ao ano. Assim, os gastos declarados podem incluir taxas de matrícula, cursos profissionalizantes e mensalidades de cursos de graduação e pós-graduação.

dúvidas da pós Nepuga

Embora a dedução com educação seja limitada, o contribuinte deve informar a quantia total desembolsada, mesmo que seja superior ao valor máximo de abatimento. Isso porque a Receita Federal compara o total gasto pelo contribuinte com as receitas declaradas pelas instituições de ensino. Por isso, o documento emitido deve conter os seguintes dados:

  • CPF do titular
  • Valor total
  • CNPJ, nome e endereço  da Instituição

Agora que você já sabe a resposta para essas dúvidas da pós Nepuga com relação à declaração de gastos com educação no IR, não tem porquê ficar de fora dos benefícios. Veja como realizar a emissão diretamente no seu portal do aluno.

Como emitir a declaração para Imposto de Renda online

1° passo: Acesse a área do aluno e faça login através do seu RA, CPF, email e digite sua senha;

2° passo: Dentro do seu portal do aluno clique na opção “Financeiro” na aba de opções;

3° passo: Clique no botão “Declaração Imposto de Renda, baixe e imprima o seu documento.

Veja o tutorial em vídeo aqui!

https://youtu.be/-I6FcoF-GUI

Para saber mais

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Sarah

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