A especialista, que se formou em Farmácia pelo Centro Universitário Unieuro e se pós-graduou em farmácia estética no Nepuga/FAPUGA de Brasília-DF. Inicia a apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a seguinte dedicatória
“Dedico aos meus pais, Luciano e Lucineide, e meu namorado Vinícius por todo amor, paciência e incentivo”
Em 2018, a Dra. Kelly iniciou sua pós em Farmácia Estética, e durante o seu tempo no Nepuga/FAPUGA aprimorou suas técnicas e se dedicou a desenvolver seu TCC sobre um tema de relevância na área .
A escolha do tema para o TCC de farmácia estética
Após a orientação de seus professores e muita dedicação a pesquisa, surge o tema “O PODER ANTIOXIDANTE DA COENZIMA Q10 COMO EMAGRECEDOR NA ESTÉTICA”.
Dissertando sobre o tema que é pouco explorado, a Dra. Kelly diz “ A coenzima Q10 apresenta efeitos antioxidantes e consequentemente anti-inflamatórios já bem estabelecidos relacionados ao seu papel na cadeia transportadora de elétrons. O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da ubiquinona na melhora da performance física, observando os possíveis benefícios quanto há a suplementação oral em indivíduos do sexo masculino, não praticantes de atividade física regular”.
A Dra. Kelly destaca que: “Este trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade de diminuir o estresse oxidativo, o dano muscular cardíaco para obter a melhora da performance física e consequentemente auxílio no processo de emagrecimento, através da suplementação com coenzima Q10”.
Através do levantamento bibliográfico, foi possível observar melhoras na recuperação pós-treino dos voluntários.
Apesar de poucos estudos dedicados ao tema, os resultados obtidos no trabalho em questão foram significativos: “Uma regulação positiva em algumas enzimas da via do mevalonato pode ocorrer com a estimulação da biossíntese de ubiquinona. Essa estimulação ocorre com o estresse oxidativo, mediada pelo catabolismo da ubiquinona. Entretanto, são necessários estudos mais aprofundados sobre a biossíntese e o catabolismo da ubiquinona neste contexto”.
Contudo, mesmo com a escassez de estudos a disposição, a especialista Dra. Keely, conclui seu TCC.
“Outros estudos acerca da suplementação com coenzima Q10 se tornarão indispensáveis para tornar os resultados mais robustos. Para corroborar é necessário o aumento da amostra, a homogeneidade entre o grupo experimental Q10 e placebo, estudos com outras variáveis como frequência respiratória, variação da frequência cardíaca e pressão arterial”.
Confira o Trabalho de Conclusão de Curso da Dra. Kelly Cristina da Silva Nóbriga na íntegra!
: Nóbriga, K. C. S. O poder antioxidante da coenzima Q10 como emagrecedor na estética. Nepuga/Fapuga. Brasília, DF. 2019.
Leia também o case da Dra. Thaise Sales Garcia Claro, falando sobre “TRATAMENTO DA HIPOTONIA TISSULAR ATRAVÉS DA RADIOFREQUÊNCIA”.
Para saber mais: veja qual foi o tema escolhido pelo farmacêutico esteta Ulysses Amâncio de Frias.